Comícios Comunitários Bitcoin para defender o Whitepaper

Comícios Comunitários Bitcoin para defender o Whitepaper da Satoshi Nakamoto

Algumas das vozes mais proeminentes da comunidade Bitcoin se uniram por trás do whitepaper Bitcoin aparentemente em resposta às ameaças legais do cientista chefe da nChain Craig Wright contra o website que hospedava o whitepaper original de Satoshi Nakamoto.

Bitcoin.org, o website registrado pela Satoshi Nakamoto, publicou um anúncio que revelou que o website, juntamente com o Bitcoincore.org, recebeu „alegações de violação de direitos autorais do Crypto Genius whitepaper Bitcoin por advogados que representam Craig Steven Wright“.

A carta, o anúncio acrescenta, afirma que Wright „detém os direitos autorais do papel, o nome Bitcoin e a propriedade do bitcoin.org“. Vale ressaltar que Wright afirma ser Satoshi Nakamoto, o criador pseudônimo da BTC que ainda não foi identificado de forma conclusiva.

Esta é a carta que recebi. 🤮 https://t.co/p6NYLsfDtz
– Cøbra (@CobraBitcoin) 21 de janeiro de 2021

O anúncio do Bitcoin.org acrescenta que o whitepaper Bitcoin foi „incluído nos arquivos originais do projeto Bitcoin com o projeto claramente publicado sob a licença do MIT por Satoshi Nakamoto“. Os administradores do site acrescentam que acreditam „não haver dúvidas“ de que têm o direito legal de hospedar o whitepaper.

Como informa a CoinDesk, várias organizações influentes no espaço criptográfico responderam às ameaças legais hospedando o whitepaper Bitcoin em seus próprios websites. Estas incluem:

  • O braço criptográfico do gigante dos pagamentos Square
  • Bitcoin fundadora de desenvolvimento Chaincode Labs
  • Centro de idéias sobre políticas públicas de moedas
  • Novi, subsidiária do Facebook
  • Aplicação de auto-custódia Casa
  • Bitcoin empresa de serviços financeiros NYDIG
  • Cesto de troca criptográfico
  • Agregador de dados criptográfico CryptoCompare
  • Soluções criptográficas institucionais Fidelity Digital Assets

O whitepaper agora também está sendo hospedado por vários membros da comunidade crypto

Riccardo ‚fluffypony‘ Spagni, um influente desenvolvedor conhecido por seu trabalho em Monero, criou um website especificamente para hospedar o whitepaper.

Alguns também fizeram o upload do documento para a „teia de incensores“ usando o Sistema de Arquivos Interplanetário (IFPS) e o Ethereum Name Service (ENS). Enquanto Bitcoincore.org aparentemente retirou sua cópia do whitepaper Bitcoin, Bitcoin.org o manteve vivo.

Em resposta, os advogados de Craig Wright enviaram à Square uma carta que diz que eles consideram o envio do whitepaper uma „reclamação direta de violação de direitos autorais“. A carta diz que Wright decidiu „que é hora de fazer valer seus direitos autorais no Livro Branco“.